Cerimônia foi realizada na última terça-feira (11/3), no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) recebeu o Selo Social, reconhecimento concedido a organizações, empresas e instituições que desenvolvem ações de impacto social alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia da premiação foi realizada na última terça-feira (11/3), no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto.
O Selo Social certifica iniciativas que promovem mudanças positivas na comunidade, como inclusão social, educação, sustentabilidade e bem-estar. Em Brasília, foram 326 organizações participantes, com 786 projetos que geraram 2.435 impactos sociais. A condecoração reconheceu projetos da Defensoria executados e coordenados pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial da DPDF (Suap/DPDF), como o Paternidade Responsável e o projeto RenovAÇÃO, este último com foco nos seguintes públicos: Mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar, Homens autores de violência doméstica e Grupo de Apoio e Cuidados para Familiares e Cuidadores de Pessoas Idosas.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a premiação reafirma a importância do trabalho desenvolvido pelas equipes multidisciplinares, que atuam para garantir um atendimento humanizado e integral, indo além da assistência jurídica e oferecendo suporte psicossocial essencial. “Receber esse reconhecimento é uma forma de reforçar o impacto transformador da instituição na vida das pessoas, destacando seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática”, comemorou.
A psicóloga e subsecretária de Atividade Psicossocial da DPDF, Roberta de Ávila, destaca que o Selo Social reconhece o impacto das ações da Defensoria e reforça a importância das iniciativas voltadas à população vulnerável. “Esse reconhecimento nos motiva a buscar soluções mais eficazes, reafirmando nosso compromisso com a garantia de direitos e a promoção do bem-estar social. A conquista do selo é um reflexo do esforço contínuo da Defensoria em assegurar direitos e melhorar a qualidade de vida da população. Fomos indicados por quatro iniciativas, que geraram 21 impactos diretos nos ODS 3, 5, 16 e 17, demonstrando nosso alinhamento com a Agenda 2030. Por meio dos projetos certificados, promovemos a cidadania ativa e social, garantindo acesso à Justiça, fortalecendo redes de proteção e políticas públicas e gerando transformações sociais significativas”, finalizou.
Objetivos do Selo Social
O Selo Social tem a missão de estimular e instrumentalizar pessoas e organizações a contribuírem, em rede, com o desenvolvimento socioambiental do seu território. O prêmio possui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, a exemplo da erradicação da pobreza, da redução das desigualdades e da paz, justiça e instituições eficazes. Entre os temas de atuação estão o desenvolvimento territorial e o desenvolvimento de pessoas.
Por Jane Rocha
Edição: Caroline Bchara
ASCOM | 17 de março de 2025 | 17:05