Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, é condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo no Grau Grande Oficial

Solenidade foi realizada nesta segunda-feira (17/3) no Plenário da CLDF

O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo no Grau Grande Oficial. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (17/3) no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Durante a premiação, foi realizada a cerimônia de posse da deputada Paula Belmonte como Procuradora Especial da Mulher da Casa. O cargo era anteriormente ocupado pela deputada Dayse Amarilio, que, na oportunidade, realizou a prestação de contas das atividades de 2024.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a condecoração é uma grande honra e um reconhecimento do trabalho incansável da instituição na defesa dos direitos dos cidadãos, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade. “A Medalha da Ordem do Mérito é de toda a equipe da DPDF, que diariamente se dedica a garantir o acesso à Justiça e a promoção da dignidade humana com o compromisso de continuar trabalhando pelo fortalecimento da nossa instituição e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, agradeceu.

Medalha da Ordem do Mérito Legislativo

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Os indicados são cidadãos que, em certo momento da história do país, realizaram trabalhos de repercussão e que receberam a admiração do povo brasileiro.

Cada líder partidário pode indicar até uma personalidade/entidade para ser agraciada com a medalha. Membros da Mesa Diretora da Câmara podem indicar dois homenageados. Quando a homenagem for post mortem, a medalha será entregue ao cônjuge, familiar ou pessoa devidamente designada pela família.

Por Jane Rocha

Edição: Caroline Bchara

ASCOM | 18 de março de 2025 | 09:28