Sexta edição do Dia do Cidadão da DPDF realiza 794 atendimentos na Rodoviária do Plano Piloto

Iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (19/3) e contou com o apoio de uma das Unidades Móveis de Atendimento Itinerante da instituição

A sexta edição do Dia do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 794 atendimentos na Rodoviária do Plano Piloto. A iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (19/3) e contou com o apoio de uma das Unidades Móveis de Atendimento Itinerante da instituição. Nesta edição, a novidade foi a oferta de vacinação, por meio da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), e os serviços de odontologia e oftalmologia prestados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Desde a primeira edição, promovida em agosto de 2024, foram realizados 2.424 ao público masculino vulnerável.

O evento, realizado na quarta-feira da terceira semana do mês, tem como intuito assegurar o acesso à Justiça e o reconhecimento de direitos fundamentais dos homens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, de abordagem inovadora e inclusiva, é ofertada especialmente aos desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária.

A cada edição, a iniciativa fortalece seu impacto social por meio da ampliação de parcerias estratégicas, garantindo que homens em situação de vulnerabilidade tenham acesso a serviços essenciais e integrados. O intuito é consolidar a ação como um modelo de inclusão e assistência social, oferecendo não apenas soluções imediatas, mas também ferramentas que possibilitam a reconstrução da vida desses homens com dignidade e autonomia.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a promoção de políticas públicas voltadas para essa população contribui para uma sociedade mais justa. “O objetivo é garantir que todos tenham acesso às oportunidades necessárias para uma vida digna, fortalecendo os laços familiares e comunitários e melhorando a saúde mental e emocional dos atendidos”, afirmou.

O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, reforça que a iniciativa é uma ferramenta essencial para garantir o acesso à Justiça a homens em situação de vulnerabilidade. “A Quarta do Cidadão é fundamental para assegurar direitos básicos e promover a cidadania, beneficiando aqueles que muitas vezes não conseguem acessar o Sistema de Justiça de outra maneira”, explicou.

A Defensora Pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, enfatizou que garantir esse acesso é um passo essencial para fortalecer a cidadania e os direitos humanos. “Ao disponibilizar atendimento especializado e integrado, oferecemos ferramentas para que esses cidadãos reconstruam suas vidas”, concluiu.

Valdir Carlos, de 60 anos, ficou sabendo da realização da sexta edição da Quarta do Cidadão pela internet e procurou a DPDF para realizar um exame gratuito de DNA. “Fui muito bem atendido, gostei muito do serviço e voltarei na próxima oportunidade para solicitar outros atendimentos. No momento, vemos muitas pessoas desempregadas e sem condições de arcar com os custos de um exame de paternidade, por exemplo. Então é muito importante e útil o que a Defensoria Pública faz por nós”, declarou.

Serviços ofertados

A Quarta do Cidadão contou com o apoio da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante, que disponibilizou sessões extrajudiciais de mediação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade, em busca da democratização do acesso aos serviços jurídicos e de mediação, promovendo a efetivação de direitos fundamentais.

A iniciativa ofertou também serviços como emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertou os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, Programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional.

A ação ofereceu, ainda, serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), como conscientização sobre educação no trânsito, regularização de documentação, dentre outros. O evento contou também com a parceria do Instituto Diabetes Brasil, que disponibilizou orientação sobre diabetes e realização de teste de glicemia. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF) disponibilizou serviços do Na Hora e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) distribuiu água potável. Houve também serviços de corte de cabelo e barba, além de apoio da Neoenergia para a prestação de serviços que visavam à assistência social e ao desenvolvimento comunitário da população em situação de vulnerabilidade.

Por Jane Rocha

Edição: Caroline Bchara

Fotos: Ruan Roberto/Ascom DPDF

ASCOM | 19 de março de 2025 | 18:00