Dia da Mulher: 22ª edição do projeto da Defensoria Pública do DF registra mais de 2,3 mil atendimentos

Ação ocorreu nesta segunda-feira (7/4) no Nuclão da instituição

A 22ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 2.374 atendimentos ao público feminino em situação de vulnerabilidade. A ação ocorreu nesta segunda-feira (7/4), no Nuclão da instituição, e teve como novidade a emissão de Cartão Creche e Cartão Material Escolar, oferecidos pela Secretaria de Educação do DF (SEE-DF).

O evento ocorre na primeira segunda-feira de cada mês e, caso seja feriado, é realizado no primeiro dia útil subsequente. A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo abordagem mais abrangente e holística para lidar com os diversos desafios que as mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança, até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, o Dia da Mulher da DPDF já é uma iniciativa consolidada no âmbito do Distrito Federal. “É uma ação que acolhe e transforma o público feminino, resgatando a autoestima dessas mulheres e criando novas oportunidades. O evento é uma oportunidade de ampliar o acesso à Justiça e promover a igualdade”, defendeu.

A Defensora Pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa das Mulheres (Nudem), Rafaela Ribeiro Mitre, explica que a ação é fundamental para a garantia de direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Ao oferecer serviços gratuitos, como consultas, exames, orientação jurídica e orientações diversas, essas mulheres saem daqui com as suas pendências resolvidas. E, para isso, não precisam se deslocar a vários órgãos e instituições, uma vez que esses parceiros estão todos concentrados no mesmo local”, concluiu.

Ivanilde Santos, de 56 anos, esteve na 22ª edição do Dia da Mulher. “Soube do evento e vim para tentar resolver algumas questões. Quero voltar para solucionar pendências de saúde na próxima edição. A Defensoria Pública sempre me ajudou nos momentos em que mais precisei, fui muito bem acolhida e orientada aqui”, comemorou.

Serviços oferecidos

O Dia da Mulher da DPDF oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade. Enquanto são atendidas, mães que precisam levar crianças ao evento contam com uma brinquedoteca para deixar os filhos em segurança. A iniciativa oferece também lanche para as participantes. Na área jurídica, a DPDF disponibilizou serviços como mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Saúde, além da prestação de assistência psicossocial e a realização de exames de DNA.

No setor de saúde, a iniciativa ofereceu consulta com médico cardiologista e exames de eletrocardiograma, ofertados pela clínica Integracor Medicina Cardiovascular, além de auriculoterapia e técnicas terapêuticas de ventosa, disponibilizados pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac). O Serviço Social do Comércio (Sesc) ofertou serviços de odontologia, como limpeza e restauração, além de mamografias e exames citopatológicos. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou exames de autocoleta para o teste de HPV às mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos. A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), por sua vez, ofereceu vacinas.

Na área de educação, a ação ofereceu vagas de estágio de nível médio e superior, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) para o público de 14 a 24 anos. Para a efetivação do cadastro, foi necessário levar CPF, RG, dados escolares e pessoais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG).

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, por meio da Subsecretaria dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, ofereceu inscrições nos Centros Olímpicos e Paralímpicos para a população em situação de vulnerabilidade, nos locais mais próximos de suas residências. Já a Secretaria de Estado de Turismo do DF realizou o atendimento para a emissão de Carteira do Artesão e serviços relacionados ao trabalho manual.

A Secretaria da Mulher do DF participou da iniciativa com a disponibilização de informações e orientações às mulheres sobre violência doméstica e esclarecimentos em relação aos demais atendimentos, programas e projetos, como empreendedorismo, empoderamento, políticas públicas e diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+, mães atípicas e idosos. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação, sensibilização, prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, além da distribuição de materiais informativos.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ofereceu, por meio do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), prevenção orientada à violência doméstica e familiar. A Divisão Integrada de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), realizou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), prestou acolhimento e apoio psicossocial, além de orientações à população.

No campo profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertou vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o Programa PROSPERA (Microcrédito).

No campo social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes ofertou atendimento e orientação multilíngue a mulheres migrantes. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes/DF), ofereceu a prestação de serviços socioassistenciais. A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF disponibilizou o cadastro da pessoa com deficiência, a carteira de identificação para pessoa com Transtorno do Espectro Autista, solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência, orientações sobre Passe Livre Especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob/DF) e o Banco Regional de Brasília (BRB) Mobilidade, operador do Sistema de Bilhetagem Automática do DF, emitiram a segunda via do Cartão Mobilidade. A ação também contou com a parceria da Caixa Econômica Federal, que ofertou consultas ao PIS e ao FGTS, desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS, emissão de boletos, cartão social, poupança e conta corrente, além de renegociação de dívidas.

No setor da autoestima, a Escola de Barbeiro Roberto Ramos ofereceu corte feminino, masculino e barba. O Senac Beleza ofertou maquiagem, durante o turno matutino. A Neoenergia tirou dúvidas, realizou solicitações de serviços e atendimento com a área de eficiência energética e a divulgação de ações para a redução de consumo. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) realizou atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água potável ao longo do evento, além de realizar a negociação e a renegociação, a alteração de titularidade, a suspensão de fornecimento de religação, a revisão de conta e o agendamento para outros atendimentos.

Por Caroline Bchara

Fotos: Lucas Felipe e Ruan Acioli/Ascom DPDF

ASCOM | 7 de abril de 2025 | 18:32