Integrantes da Defensoria Pública participam do Expojud Portugal, em Lisboa

Evento ocorreu entre 31 de março e 4 de abril e promoveu uma série de atividades projetadas para explorar as tecnologias emergentes que revolucionam o Sistema de Justiça

Integrantes da Defensoria Pública participaram do evento ExpoJud Portugal, voltado para a transformação digital com foco no setor de Justiça, que ocorreu, em Lisboa (Portugal), entre 31 de março e 4 de abril. A iniciativa promoveu uma série de atividades projetadas para explorar as tecnologias emergentes que revolucionam o Sistema de Justiça. A DPDF foi representada pela Subdefensora Pública-Geral Emmanuela Saboya.

O evento contou com palestras sobre segurança cibernética; escolas judiciais na preparação dos futuros profissionais do Direito para um mundo digitalizado; a revolução do campo do Direito pelo uso de inteligência artificial; a transformação do Sistema de Justiça por meio de tecnologias disruptivas e acessíveis; o impacto de tecnologia emergentes no Direito; entre outras.

Para a Subdefensora Pública-Geral Emmanuela Saboya, as melhorias que envolvem o uso de tecnologias são fundamentais para o aprimoramento do Sistema de Justiça. “São inovações que estão revolucionando a forma como os profissionais do Direito atuam diretamente nos casos, gerenciam as informações e interações com o Judiciário”.

ExpoJud

Em outubro, o Distrito Federal foi sede do 8º Expojud: Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça. O evento foi palco de Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) que teve como base temas relacionados ao uso da tecnologia e marcou a criação da Coordenadoria Nacional de Tecnologia do conselho.

Por Caroline Bchara

ASCOM | 8 de abril de 2025 | 13:26