Ação ocorreu nesta quarta-feira (23/4), na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 530 atendimentos durante a sétima edição do projeto Quarta do Cidadão. A ação ocorreu nesta quarta-feira (23/4), das 9h às 15h, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.
A iniciativa ocorre sempre na terceira quarta-feira do mês, no entanto, devido ao feriado da Semana Santa, foi realizada na semana seguinte. O intuito é assegurar o acesso à Justiça e auxiliar no reconhecimento de direitos fundamentais, ofertando serviços a homens em situação de vulnerabilidade. O foco é prestar assistência especialmente aos desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária. A sétima edição da iniciativa contou com serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Ao todo, foram distribuídas 25 senhas.
A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público masculino, integrando diferentes áreas de atendimento, tornando a Quarta do Cidadão um projeto modelo de inclusão e assistência social. O objetivo é oferecer não apenas soluções imediatas, mas também ferramentas para que esses homens possam reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a realização da Quarta do Cidadão é essencial para a garantia de direitos básicos dessa população. “A atuação da DPDF voltada a homens em situação de vulnerabilidade ajuda também a romper ciclos. Além disso, garante acesso à Justiça e à dignidade”, ressaltou.
O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, explica que, por vezes, as pessoas em situação de vulnerabilidade enfrentam o sistema sem apoio. “A Defensoria Pública atua para garantir que esses cidadãos tenham voz, orientação jurídica e o acesso à Justiça garantido”, finalizou.
A Defensora Pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, entende que a ação é fundamental para alcançar a população mais vulnerável. “Ao levar os serviços da Defensoria Pública a locais como a rodoviária, garantimos a cidadania de forma ampla, chegando aonde as pessoas mais precisam. Ações direcionadas garantem que os direitos não sejam um privilégio, mas um caminho acessível para todos”, destacou.
Jefferson Diego esteve na sétima edição do projeto em busca de oportunidades profissionais. “É importante termos ações como essas, que dão apoio para que a gente possa melhorar as nossas vidas. Aproveitei e ainda cortei o cabelo”, comemorou.
Serviços oferecidos
A Quarta do Cidadão ofereceu sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade além de testes de DNA realizados pela DPDF.
A iniciativa contou também com a oferta de vacinação, por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertou os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, Programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do DF (SRTE-DF) prestou serviços relativos ao trabalhador, ao apoio ao trabalhador desempregado e ao fornecimento de CTPS aos interessados, além da criação de acesso à plataforma http://GOV.BR . A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também esteve presente, com eixos do programa Morar Bem, além de outros programas habitacionais promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e regularização de imóveis.
A ação ofereceu serviços da Caixa Econômica Federal (CEF) relacionados ao banco e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), como conscientização sobre educação no trânsito, regularização de documentação, apresentação teatral, dentre outros. O evento contou ainda com a parceria do Instituto Diabetes Brasil, que disponibilizou orientação sobre diabetes e realização de teste de glicemia. A ação contou também com a parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF), que disponibilizou serviços do Na Hora, distribuição de água potável pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), corte de cabelo e barba, além de apoio da Neoenergia para a prestação de serviços que visem à assistência social e o desenvolvimento comunitário da população em situação de vulnerabilidade.






Por Caroline Bchara
ASCOM | 23 de abril de 2025 | 17:25