Direito do Consumidor

Este Núcleo de Assistência Jurídica é especializado no atendimento de interessados em resolver conflitos de consumo, como os que envolvem contratos bancários, operadoras de planos de saúde e instituições privadas de ensino, por exemplo.
Categoria do Núcleo:
Coordenação: Defensor Público Antônio Carlos Fontes Cintra

Endereço

 Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01 — Próximo ao Hran

Horário de atendimento remoto: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (dias úteis)

O NAJ atua em seis frentes: elaboração de petições iniciais na defesa de direitos de assistidos em relação de consumo; orientação jurídica em contratos de relação de consumo;  solução extrajudicial de conflitos em relações de consumo; propositura de tutelas coletivas (Ações Civis Públicas, Termos de Ajustamento de Conduta, Recomendações, etc.); articulações legislativas, dando pareceres em projetos de leis relativos a relações de consumo, apresentando projetos de lei e notas técnicas, participando de audiências públicas e de comissões legislativas, seja em âmbito nacional, seja na Câmara Legislativa do DF (CLDF); participação em conselhos e comissões relativos às relações de consumo.

Atenção: Caso já exista um processo em tramitação, o acompanhamento não será feito pelo Núcleo de Defesa do Consumidor, mas sim pelo núcleo vinculado ao Fórum em que o processo tramita.

Para ações de até 40 salários mínimos que não precisem de prova pericial, é possível procurar um dos Juizados Especiais Cíveis. A Defensoria Pública do DF ainda não tem Defensores suficientes para atuar nesses órgãos. Em alguns casos, não é necessário atuar com advogado.

Mais informações AQUI

2 – ATENDIMENTOS PRESENCIAIS:

Endereço: Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01 — Próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) 

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h (dias úteis)

  • As senhas são distribuídas até as 18h

3 – ATENDIMENTOS REMOTOS:

Por meio da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC).

Telefones de contato: 129 ou (61) 3465-8200

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (dias úteis)

Se você já é atendido por este núcleo e deseja marcar um novo atendimento, entre em contato com os números abaixo:

Horário de atendimento: das 13h às 18h (dias úteis)

Telefones e WhatsApp: (61) 99359-0050 e (61) 2196-4521

Informamos que, atualmente, o horário de menor espera para atendimento é entre 15h30 e 17h.

4 – COORDENAÇÃO:

Defensor Público Antônio Carlos Fontes Cintra

5 – DIFICULDADES NO ATENDIMENTO:

Caso tenha solicitado atendimento e não tenha recebido nenhum tipo de resposta no prazo de cinco dias úteis, entre em contato com a Ouvidoria (das 8h às 18h, em dias úteis).

Formas de contato: (61) 2196-4600 ou formulário