Direitos Humanos

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NDH) atende pessoas em situação de rua, população LGBTQIAPN+, pessoas que tiveram seus direitos violados em razão da condição de pessoa idosa ou pessoa com deficiência, famílias e comunidades vulneráveis que vivem em ocupações irregulares, urbanas ou rurais, especialmente em áreas de conflitos fundiários coletivos, pessoas que foram discriminadas em razão de sua raça, etnia, religião, gênero, entre outros.
Categoria do Núcleo:
Coordenação: Defensora Pública Amanda Cristina Ribeiro Fernandes

Endereço

Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01 — Próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) 

ATENDIMENTOS PRESENCIAIS:

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h (dias úteis)

ATENDIMENTOS REMOTOS:

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (dias úteis)

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

O núcleo realiza o acompanhamento de processos judiciais e extrajudiciais, presta acolhimento e orientação jurídica às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, elabora petições iniciais individuais e coletivas (de acordo com as competências previstas na Resolução nº 163/2017 – CSDPDF), realiza visitas técnicas/inspeções, participa de audiências judiciais, audiências públicas, seminários, palestras, reuniões de rede,  promove atendimentos externos em conjunto com outros órgãos governamentais, entre outras atribuições. 

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, em instância consultiva e propositiva, tem índole coletiva, com atuação extrajudicial e judicial para a tutela dos direitos individuais homogêneos, coletivos e difusos das pessoas em condição de vulnerabilidade (artigo 6º da Resolução nº 163/2017 – CSDPDF). As medidas judiciais englobam ações civis públicas, ações de indenização, ações com pedido de abrigamento, ações sobre tomada de decisão apoiada e de curatela, ações de retificação de nome e gênero, entre outros.

Atenção:

  • As pessoas idosas com direitos violados em razão de sua idade e que estão em situação de risco social devem ser encaminhadas à Defensoria da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI):
    • Endereço: Praça Municipal, Lote 01, Palácio da Justiça, TJDFT, Bloco B, Anexo 2, Ala A, térreo — Brasília
    • Telefones: (61) 3103-7609 , (61) 3103-7612 e (61) 3103-7616
    • E-mail: centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br
  • O NDH acolhe demandas de solicitação de certidão de nascimento apenas para pessoas em situação de rua, bem como para pessoas idosas e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção ou que estejam em uma situação/condição que a impede de acessar os Núcleos de Assistência Jurídica mais próximos de suas residências.

ATENDIMENTOS PRESENCIAIS:

Endereço: Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01 — Próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) 

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h (dias úteis)

Os atendimentos são realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas.

O NDH também possui uma rotina de atendimentos itinerantes destinados a determinados públicos, como pessoas em situação de rua, que podem acessar os serviços da Defensoria Pública em atendimentos mensais que ocorrem no Centro Pop de Taguatinga e no Centro Pop de Brasília; e a população LGBTQIAPN+, com atendimentos rotineiros que ocorrem em equipamentos públicos como o Creas Diversidade e o Ambulatório Trans.  

ATENDIMENTOS REMOTOS:

Por meio da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC).

Telefones de contato: 129 ou (61) 3465-8200

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (dias úteis)

Caso já seja atendido por este núcleo e deseje marcar um novo atendimento, entre em contato com os números a seguir:

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h (dias úteis)

Telefones: (61) 2196-4480 e (61) 9 9359-0080

WhatsApp: (61) 9 9359-0080

E-mail: najdireitoshumanos@defensoria.df.gov.br

COORDENAÇÃO:

Defensora Pública Amanda Cristina Ribeiro Fernandes

DIFICULDADES NO ATENDIMENTO:

Caso tenha solicitado atendimento e não tenha recebido nenhum tipo de resposta no prazo de cinco dias úteis, entre em contato com a Ouvidoria (das 8h às 18h, em dias úteis).

Formas de contato: (61) 2196-4600 ou formulário