Defensores e Defensoras Populares

Formação de lideranças comunitárias.

Criado em 2024, o projeto visa a formação de lideranças comunitárias em temas relacionados à promoção e defesa de direitos, fortalecendo sua atuação como multiplicadores de conhecimento e agentes de transformação social em suas comunidades, com vistas à promoção da cidadania ativa. 

A iniciativa busca enfrentar o distanciamento entre os serviços da Defensoria Pública e as populações em situação de vulnerabilidade social, econômica e jurídica, muitas vezes com baixa escolaridade. Nesse contexto, as lideranças comunitárias desempenham papel essencial por conhecerem as demandas locais e por sua capacidade de mobilização em prol da efetivação de direitos. 

Por meio dessa abordagem, o projeto promove a ampliação do acesso à Justiça e contribui para o fortalecimento da cidadania, além de estruturar e fortalecer a interlocução comunitária, capacitando as lideranças para lidar com os desafios atuais de suas comunidades e atender às necessidades dos indivíduos em situação de vulnerabilidade de forma efetiva.