Quarta do Cidadão

Evento mensal voltado para homens em situação de vulnerabilidade
banner_quarta_do_cidadao

Confira o calendário das próximas edições:

Toda terceira quarta-feira do mês, das 9h às 15h, a Defensoria Pública do DF reúne diversos serviços em frente à Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edifício da Biblioteca Nacional, com senhas limitadas.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), nos seguintes telefones:

Ligue 129 (gratuito, no DF) ou (61) 3465-8200 (fora do DF), de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 
EdiçãoData e HoraLocal
11ª edição da Quarta do Cidadão20/8/2025 (quarta-feira), das 9h às 15hBiblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional.
12ª edição da Quarta do Cidadão17/9/2025 (quarta-feira), das 9h às 15hBiblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional.
13ª edição da Quarta do Cidadão15/10/2025 (quarta-feira), das 9h às 15hBiblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional.
14ª edição da Quarta do Cidadão19/11/2025 (quarta-feira), das 9h às 15hBiblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional.
15ª edição da Quarta do Cidadão17/12/2025 (quarta-feira), das 9h às 15hBiblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional.
SOBRE O PROJETO

Instituído pela Portaria DPDF nº 67/2025, o Quarta do Cidadão é um projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) que promove inclusão, cidadania e transformação social, preferencialmente para homens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No Distrito Federal, esse público enfrenta barreiras no acesso a serviços essenciais, agravadas por fatores culturais que dificultam a busca por assistência, saúde e capacitação. Para superar esses desafios, o projeto concentra, em um único dia e local, uma rede integrada de serviços intersetoriais.

Embora o foco seja público masculino, a iniciativa é inclusiva, garantindo que outros grupos também possam ser beneficiados. A cada edição, a DPDF reúne instituições públicas e privadas, além de membros e servidores da Defensoria, para oferecer múltiplos serviços em um ambiente acolhedor e acessível.

O atendimento jurídico do DPDF inclui exame de DNA para reconhecimento de paternidade, auxílio em dívidas alimentares e ações de cobrança. Além disso, os parceiros disponibilizam diversos serviços, ampliando o impacto da ação.

Ao centralizar essa oferta em um evento estruturado, a Quarta do Cidadão otimiza, amplia o alcance das iniciativas e fortalece a articulação entre diferentes setores, consolidando a DPDF como um agente fundamental na promoção do acesso aos direitos e na melhoria da qualidade de vida da população atendida.

O objetivo geral do projeto é promover inclusão, cidadania e transformação social, preferencialmente para homens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Nessa linha, os objetivos específicos são:

I – ampliar o acesso à justiça, com foco em questões como reconhecimento de paternidade, ações de cobrança e dívidas alimentares, por meio de assistência jurídica gratuita e especializada;

II – fomentar o bem-estar e a saúde preventiva, oferecendo serviços médicos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida;

III – estimular a capacitação e a empregabilidade, oferecendo cursos e serviços de inserção no mercado de trabalho, com foco na promoção da autonomia econômica;

IV – fortalecer parcerias intersetoriais entre entidades públicas e privadas, expandindo a oferta de serviços e iniciativas a cada edição do Projeto.

Inspirado no sucesso do projeto Dia da Mulher, o Quarta do Cidadão começou a ser implementado em 2024, inicialmente sob o nome Dia do Cidadão. Desde então, a iniciativa já registrou milhares de atendimentos em suas edições.

primeira edição ocorreu em agosto de 2024, no estacionamento da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com foco no atendimento a homens interessados na realização de exame de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade, além de assistência em dívidas de execução de alimentos e ações de cobrança.

Embora a proposta já reunisse múltiplos serviços em um único local, identificou-se a necessidade de ampliar a rede de parceiros e realocar o evento para um espaço de maior circulação, proporcionando mais acessibilidade e comodidade ao público.

Assim, em outubro de 2024, foi realizada a segunda edição na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, local estratégico que passou a ser a sede do projeto e marcou oficialmente o início do agora chamado Quarta do Cidadão.

Com o objetivo de consolidar a iniciativa como um canal permanente de acesso a serviços públicos e sociais, optou-se por sua realização mensal, fortalecendo seu impacto na comunidade.

Desde então, o número de atendimentos tem crescido progressivamente a cada edição:

· 1ª edição – 14/08/2024: 103 atendimentos

· 2ª edição – 25/10/2024: 300 atendimentos

· 3ª edição – 22 e 23/11/2024 (edição especial – Novembro Azul): 277 atendimentos

· 4ª edição – 19/12/2024: 400 atendimentos

· 5ª edição – 19/02/2025: 553 atendimentos

· 6ª edição – 19/03/2025: 794 atendimentos

· 7ª edição – 23/04/2025: 530 atendimentos

· 8ª edição – 21/05/2025: 940 atendimentos

Parcerias:

Diante das ações desenvolvidas desde sua primeira edição, o Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do DF tem alcançado resultados significativos, contando com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas para promover um atendimento em rede a homens em situação de vulnerabilidade.

Seguimos ampliando nossas parcerias a cada mês, com o objetivo de oferecer novos serviços em um único dia e local. Por isso, a rede de serviços oferecidas é alterada em cada edição, de acordo com a disponibilidade e interesse de cada parceiro.

Confira abaixo os parceiros, os serviços oferecidos nas edições anteriores do Quarta do Cidadão e a quantidade de atendimentos já realizados:

TOTAL: 5.189 atendimentos

Fotos: