Central de Relacionamento com os Cidadãos

Conheça a CRC

Núcleo de Assistência Jurídica da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC) da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) — instituído pela Resolução nº 233/2021 — foi inaugurado em julho de 2021 para receber manifestações de pessoas interessadas nos serviços prestados pela instituição.

Por meio da Central, a população não precisará mais se dirigir presencialmente a um Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ) para ser atendida, bastando realizar uma ligação para obter informações e orientações adequadas.

O que faz a CRC?

A CRC possui as seguintes atribuições:

I- recepcionar as comunicações eletrônicas que lhe forem dirigidas pelos(as) interessados(as) nos serviços da DPDF;
II- prover esclarecimentos: 

a) sobre os requisitos de acesso aos serviços da DPDF;

b) sobre a competência dos órgãos de execução da DPDF;
c) sobre os documentos necessários para a realização do primeiro atendimento;
d) sobre o andamento de processos que tenham assistidos e assistidas da DPDF como partes; 

III- promover o encaminhamento de solicitações de atendimento aos órgãos competentes da DPDF; e 

IV- promover o agendamento de atendimentos junto aos órgãos de execução da DPDF, quando possível.

O que a CRC não faz?

A CRC complementa a atuação dos outros núcleos de assistência jurídica da DPDF, mas não o substitui. Isso quer dizer que há um diálogo e uma interlocução entre a CRC e outros Núcleos da Defensoria no sentido de prestar os serviços à população.

Dessa forma, a CRC não apresenta manifestações em processos judiciais, não ingressa com novas ações judiciais e não junta documentos no processo. Além disso, a CRC não solicita o envio de documentos por parte dos assistidos da Defensoria Pública. Nesses casos, há o encaminhamento para o núcleo competente para realizar o atendimento.   

Como entrar em contato com a CRC?

Você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC) da Defensoria Pública do DF por meio de ligação telefônica para os seguintes números:

  • 129
  • (61) 3465-8200: caso esteja fora do Distrito Federal
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Os serviços da Defensoria Pública são 100% gratuitos.