DPDF disponibilizará curso de formação em inteligência artificial para os integrantes da instituição

Ao todo, serão 1.889 vagas, distribuídas da seguinte forma: 258 para Defensores Públicos, 893 para servidores, 151 para residentes jurídicos e 587 para estagiários

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) disponibilizará, por meio da Escola de Assistência Jurídica (Easjur/DPDF), o curso “Formação em Inteligência Artificial com ChatGPT: Automatização e Eficiência na Atuação Defensorial” aos integrantes da instituição. Ao todo, serão 1.889 vagas, distribuídas da seguinte forma: 258 para Defensores Públicos, 893 para servidores, 151 para residentes jurídicos e 587 para estagiários.

O curso será ministrado pelo professor e Defensor Público João Duque e contará com um GPT especializado para a DPDF, chamado Assessoria DPDF-IA. A carga horária total é de 8 horas, distribuídas em 44 aulas gravadas, na modalidade on-line. As inscrições são liberadas quinzenalmente até 1º de agosto de 2025, por meio do site da Easjur/DPDF.

Além disso, haverá um workshop de aprimoramento presencial em 9 de junho, das 9h30 às 12h, que contará com certificação própria. As inscrições são independentes do curso on-line e terão início em 20 de maio, também pelo site da Easjur/DPDF.

Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a disponibilização do curso para os integrantes da Defensoria Pública representa um novo patamar de inovação na prestação de serviços públicos. “A capacitação em inteligência artificial representa um marco estratégico para a DPDF, abrindo caminho para uma atuação mais eficiente diante de um cenário jurídico em constante transformação”, defendeu.

O Defensor Público e diretor da Easjur/DPDF, Evenin Ávila, explica que se trata de um momento inovador na história da instituição. “É um movimento alinhado com a revolução digital que redefine o acesso à Justiça. A introdução da inteligência artificial no cotidiano da Defensoria Pública simboliza a modernização da instituição, promovendo ganhos concretos em agilidade e qualidade do atendimento”, finalizou.

Confira aqui a íntegra do edital

Por Caroline Bchara

ASCOM | 8 de maio de 2025 | 17:56