Solenidades tiveram como intuito prestigiar a instituição pela prestação de assistência jurídica integral, gratuita e de excelência às pessoas em situação de vulnerabilidade
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) foi homenageada em sessões solenes realizadas nesta segunda-feira (19/5), data em que se comemora o Dia da Defensoria Pública. As solenidades ocorreram na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
O intuito foi prestigiar a instituição pela prestação de assistência jurídica integral, gratuita e de excelência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica e jurídica, em defesa e promoção da dignidade da pessoa humana, da cidadania plena e da inclusão social.
O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, elogiou a atuação das pessoas que trabalham na DPDF. “Eu fico orgulhoso de estar à frente da instituição e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade imensa dessa tarefa. Me sinto cobrado com cada olhar de cada servidor que trabalha no final de semana, à noite. Não é apenas hora extra que vocês merecem, mas também o reconhecimento do Estado por um trabalho excepcional que desempenham. Os Defensores e Defensoras Públicas, servidores e servidoras públicas, colaboradores, terceirizados, que vestem esse colete verde, trabalham incansavelmente na defesa das pessoas mais vulneráveis”, disse.
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz, destacou a importância da instituição. “A DPDF tem o acolhimento às pessoas que mais precisam. O Dr. Celestino é extremamente habilidoso e consegue fazer a defesa da gestão e ao mesmo tempo defender os interesses dos servidores com melhores condições salariais, inclusive. Eu vi isso na questão da reestruturação, dos defensores públicos e analistas, que negociou, conversando com o governador e com os deputados distritais, o que demonstrou o seu compromisso. E por ter certeza, eu digo que a DPDF é uma das minhas categorias da relação que nós criamos, e é muito bom ter um gestor que tenha a sua sensibilidade”, afirmou.
Dia da Defensoria Pública
Apesar de ser comemorado desde 1983, o Dia Nacional da Defensoria Pública foi instituído apenas em 2002, pela Lei Federal 10.448, a ser celebrado anualmente em 19 de maio. A escolha da data foi atribuída ao falecimento de Ivo Hélory de Kermartín, o Santo Ivo, em 19 de maio de 1303.
De acordo com relatos históricos, Santo Ivo dedicou a vida a defender os menos afortunados contra os poderosos, o que lhe rendeu o título de “advogados dos pobres” pelos católicos. O religioso também é considerado patrono de estudantes de direito, defensores públicos e advogados.
Por Caroline Bchara
ASCOM | 20 de maio de 2025 | 14:18