
Confira o calendário das próximas edições:
Toda terceira quarta-feira do mês, das 9h às 15h, a Defensoria Pública do DF reúne diversos serviços em frente à Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edifício da Biblioteca Nacional, com senhas limitadas.
Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), nos seguintes telefones:
Ligue 129 (gratuito, no DF) ou (61) 3465-8200 (fora do DF), de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Edição | Data e Hora | Local |
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11ª edição da Quarta do Cidadão | 20/8/2025 (quarta-feira), das 9h às 15h | Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional. |
12ª edição da Quarta do Cidadão | 17/9/2025 (quarta-feira), das 9h às 15h | Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional. |
13ª edição da Quarta do Cidadão | 15/10/2025 (quarta-feira), das 9h às 15h | Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional. |
14ª edição da Quarta do Cidadão | 19/11/2025 (quarta-feira), das 9h às 15h | Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional. |
15ª edição da Quarta do Cidadão | 17/12/2025 (quarta-feira), das 9h às 15h | Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edíficio da Biblioteca Nacional. |
SOBRE O PROJETO
Instituído pela Portaria DPDF nº 67/2025, o Quarta do Cidadão é um projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) que promove inclusão, cidadania e transformação social, preferencialmente para homens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
No Distrito Federal, esse público enfrenta barreiras no acesso a serviços essenciais, agravadas por fatores culturais que dificultam a busca por assistência, saúde e capacitação. Para superar esses desafios, o projeto concentra, em um único dia e local, uma rede integrada de serviços intersetoriais.
Embora o foco seja público masculino, a iniciativa é inclusiva, garantindo que outros grupos também possam ser beneficiados. A cada edição, a DPDF reúne instituições públicas e privadas, além de membros e servidores da Defensoria, para oferecer múltiplos serviços em um ambiente acolhedor e acessível.
O atendimento jurídico do DPDF inclui exame de DNA para reconhecimento de paternidade, auxílio em dívidas alimentares e ações de cobrança. Além disso, os parceiros disponibilizam diversos serviços, ampliando o impacto da ação.
Ao centralizar essa oferta em um evento estruturado, a Quarta do Cidadão otimiza, amplia o alcance das iniciativas e fortalece a articulação entre diferentes setores, consolidando a DPDF como um agente fundamental na promoção do acesso aos direitos e na melhoria da qualidade de vida da população atendida.
OBJETIVOS
O objetivo geral do projeto é promover inclusão, cidadania e transformação social, preferencialmente para homens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Nessa linha, os objetivos específicos são:
I – ampliar o acesso à justiça, com foco em questões como reconhecimento de paternidade, ações de cobrança e dívidas alimentares, por meio de assistência jurídica gratuita e especializada;
II – fomentar o bem-estar e a saúde preventiva, oferecendo serviços médicos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida;
III – estimular a capacitação e a empregabilidade, oferecendo cursos e serviços de inserção no mercado de trabalho, com foco na promoção da autonomia econômica;
IV – fortalecer parcerias intersetoriais entre entidades públicas e privadas, expandindo a oferta de serviços e iniciativas a cada edição do Projeto.
HISTÓRICO E RESULTADOS
Inspirado no sucesso do projeto Dia da Mulher, o Quarta do Cidadão começou a ser implementado em 2024, inicialmente sob o nome Dia do Cidadão. Desde então, a iniciativa já registrou milhares de atendimentos em suas edições.
A primeira edição ocorreu em agosto de 2024, no estacionamento da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com foco no atendimento a homens interessados na realização de exame de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade, além de assistência em dívidas de execução de alimentos e ações de cobrança.
Embora a proposta já reunisse múltiplos serviços em um único local, identificou-se a necessidade de ampliar a rede de parceiros e realocar o evento para um espaço de maior circulação, proporcionando mais acessibilidade e comodidade ao público.
Assim, em outubro de 2024, foi realizada a segunda edição na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, local estratégico que passou a ser a sede do projeto e marcou oficialmente o início do agora chamado Quarta do Cidadão.
Com o objetivo de consolidar a iniciativa como um canal permanente de acesso a serviços públicos e sociais, optou-se por sua realização mensal, fortalecendo seu impacto na comunidade.
Desde então, o número de atendimentos tem crescido progressivamente a cada edição:
· 1ª edição – 14/08/2024: 103 atendimentos
· 2ª edição – 25/10/2024: 300 atendimentos
· 3ª edição – 22 e 23/11/2024 (edição especial – Novembro Azul): 277 atendimentos
· 4ª edição – 19/12/2024: 400 atendimentos
· 5ª edição – 19/02/2025: 553 atendimentos
· 6ª edição – 19/03/2025: 794 atendimentos
· 7ª edição – 23/04/2025: 530 atendimentos
· 8ª edição – 21/05/2025: 940 atendimentos
IMPRENSA
TV’s:
- https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df1/video/acao-oferece-servicos-de-graca-para-homens-na-rodoviaria-do-plano-piloto-13121828.ghtml
- https://noticias.r7.com/brasilia/df-no-ar/video/defensoria-publica-do-df-faz-acao-da-rodoviaria-do-plano-piloto-para-atendimento-a-populacao-22112024/
- https://noticias.r7.com/brasilia/df-no-ar/video/defensoria-publica-do-df-oferece-servicos-para-homens-em-vulnerabilidade-social-19022025/
SITES:
- https://agenciabrasilia.df.gov.br/2024/11/21/terceira-edicao-do-dia-do-cidadao-chega-a-rodoviaria-do-plano-piloto-nesta-sexta-22/
- https://www.metropoles.com/distrito-federal/novembro-azul-dia-do-cidadao-tera-servicos-gratuitos-na-rodoviaria
- https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/12/7016045-defensoria-publica-realiza-ultima-edicao-do-dia-do-cidadao-2024.html
- https://jornaldebrasilia.com.br/brasilia/defensoria-publica-do-df-realizou-o-ultimo-dia-do-cidadao-do-ano/
- https://noticias.r7.com/brasilia/df-no-ar/video/defensoria-publica-do-df-oferece-servicos-para-homens-em-vulnerabilidade-social-19022025/
- https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2025/02/18/quarta-do-cidadao-tera-a-primeira-edicao-deste-ano/
- https://www.metropoles.com/distrito-federal/corte-de-cabelo-emprego-e-dna-mutirao-da-dpdf-tem-diversos-servicos#google_vignette
- https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/10/24/mutirao-da-defensoria-publica-oferece-vagas-de-emprego-estagio-e-outros-servicos-gratuitos-no-df.ghtml
Parcerias:
Diante das ações desenvolvidas desde sua primeira edição, o Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do DF tem alcançado resultados significativos, contando com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas para promover um atendimento em rede a homens em situação de vulnerabilidade.
Seguimos ampliando nossas parcerias a cada mês, com o objetivo de oferecer novos serviços em um único dia e local. Por isso, a rede de serviços oferecidas é alterada em cada edição, de acordo com a disponibilidade e interesse de cada parceiro.
Confira abaixo os parceiros, os serviços oferecidos nas edições anteriores do Quarta do Cidadão e a quantidade de atendimentos já realizados:

1ª edição (14/08/2024) - 103 atendimentos

2ª edição (25/10/2024) - 300 atendimentos

3ª edição (22 e 23/11/2024) - 277 atendimentos

4ª edição (19/12/2024) - 400 atendimentos

5ª edição (19/02/2025) - 553 atendimentos

6ª edição (19/03/2025) - 794 atendimentos

7ª edição (23/04/2025) - 530 atendimentos

8ª edição (21/05/2025) - 940 atendimentos

9ª edição (18/06/2025) - 630 atendimentos
